Moluscos Contagiosos

Problema dermatológico de tratamento rápido, simples e eficaz. Não é grave, mas é extraordinariamente incomodativo. O tratamento da infeção do molusco contagioso é simples e a prevenção deve ser constante.

O molusco contagioso (Mulluscum contagiosum) «é uma infeção da pele causada por um poxvírus, que pode provocar o aparecimento de pequenas lesões. São pequenos altos lustrosos, da cor da pele, denominadas vesículas, bolhas ou pápulas, relativamente pequenas e benignas que raramente ultrapassam o seis milímetros», começou por esclarecer o Dr. Fernando Ribas dos Santos, diretor do Serviço de Dermatologia do Instituto Português de Oncologia do Porto.


Esta é uma patologia que afeta maioritariamente as crianças, sobretudo as atópicas, aquelas com propensão para as alergias, tendencialmente em virtude da pele seca , mas não chega a atingir os 5% de infetados. As zonas mais atingidas são o tronco, as extremidades (braços, pernas, mãos e pés) e rosto. « È normal surgirem surtos em crianças nas escolas, pois o vírus espalha-se

facilmente entre as pessoas, através do contacto ou de detritos. Uma das situações bastantes bastantes comuns é ser transmitido nas piscinas» , explica Ribas dos Santos.


Alguns adultos também podem passar por episódios patológicos, mas em considerável menor número do que as crianças. A transmissão é predominante feita através do contágio sexual, atingindo os genitais, se bem que a vagina e o pénis não costumam ser atingidos, ou surge em indivíduos que têm um sistema imunitário deficiente, como é o caso, por exemplo, dos seropositivos.


Não é um problema de saúde grave, mas pode causar transtornos ao nível social e psicológico, principalmente nos jovens e nas crianças, pois muitas das vesículas tendem aparecer na zona da face raramente aparece só isolada.


Tratamento simples e indolor

Quanto à terapêutica, esta de longe de ser complicada ou dolorosa.


« O tratamento é feito, nas crianças, através de uma anestesia utilizando uma pomada, aplicada durante um intervalo entre 30 a 60 minutos, sobre as bolhas e coberta com um penso clínico. Depois, faz-se raspagem, ou remoção, do conteúdo das vesículas. Em alguns dos casos podemos usar uma pinça para o mesmo efeito», esclarece Ribas dos Santos continuando:

« Nos adultos passamos diretamente à segunda fase do tratamento, prescindindo da fase anestésica. Raramente uma sessão é suficiente, pois este vírus tem um período de incubação de duas a sete semanas, o que faz com que,

muitas vezes, enquanto tratamos algumas lesões, já estão presentes algumas que só se manifestarão a prazo. No entanto, no momento do tratamento, não são visíveis.»


Atendendo a que as lesões são tendencialmente reincidentes, após o tratamento, como medidas preventivas, há algumas atitudes simples bastante eficazes. Nas crianças , a preocupação maior deverá ser a hidratação da pele, pois quanto mais seca for a pele, maior a probabilidade de alergias. Já numa pele devidamente hidratada, a própria gordura da epiderme repelirá a maioria dos

ataques.


Outra forma de prevenção, nos homens, é o cuidado no barbear, uma vez que os golpes nas vesículas podem promover a auto-inoculação e o cuidado ao coçar pelo mesmo motivo, pois uma ferida aberta irá transportar o vírus para outras partes do corpo promovendo, desta forma, a propagação da doença.

Por: Dr. Fernando Ribas

Por Rui Parente 23 de outubro de 2025
O vitiligo é uma condição em que a pele perde a sua cor natural, formando manchas brancas . Isso acontece porque as células que produzem melanina, chamadas melanócitos, deixam de funcionar. As manchas visíveis podem surgir em qualquer parte do corpo e, frequentemente, de forma simétrica. É considerada uma doença autoimune, podendo ter influência genética, ambiental e até emocional. Apesar de geralmente não causar dor nem desconforto físico, pode impactar a autoestima e a vida social. As áreas afetadas têm menor proteção natural contra o sol e, por isso, são mais suscetíveis a queimaduras. ⚠ Embora não haja cura definitiva, existem diversas opções para uniformizar o tom da pele e proteger a saúde cutânea, como fototerapia, cremes, cirurgias ou despigmentação de áreas restantes. Qualquer um dos tratamentos deve ser adaptado ao seu caso clínico em particular e prescrito por um dermatologista. Conhecer e entender o vitiligo ajuda a desmistificar a doença e a promover cuidado, empatia e prevenção.
Por geral 19 de novembro de 2024
Como sabemos o acne, se não for tratado a tempo , pode deixar marcas físicas, sociais, pessoais e até profissionais. Na DermaRibas - Clínica de Dermatologia Dr. Fernando Ribas, usamos técnicas que permitem um tratamento rápido e eficaz, acelerando a sua cura. Saiba mais sobre as técnicas disponíveis neste vídeo com o Dr. Fernando Ribas. Para mais informações, visite o nosso website em www.dermaribas.com Agende já a sua consulta através dos números: 91 784 71 82 91 880 87 34 22 606 75 16
5 de novembro de 2024
Sabe da grande diversidade de métodos, técnicas e medicamentos que existem na área da dermatologia estética? Cada uma destas técnicas tem uma função específica e a combinação de técnicas de tratamento varia de caso para caso. Na Clínica DermaRibas , a nossa equipa de experientes dermatologistas , socorre-se de tecnologia avançada e oferece diagnósticos precisos e personalizados, para aconselhar a(s) técnicas(s) indicada(s) no seu caso. Saiba mais sobre a multiplicidade de técnicas disponíveis no vídeo em baixo com o Dr. Fernando Ribas. Para mais informações, visite o nosso website em www.dermaribas.com Agende já a sua consulta através dos números: 91 784 71 82 / 91 880 87 34 / 22 606 75 16
10 de maio de 2023
Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Cancro da Pele.  O objetivo de “As minhas aventuras contra o Sr. Escaldão” é promover hábitos de exposição solar saudáveis. Sol, nem demais… nem de menos, simplesmente, na dose certa!
12 de julho de 2022
O Dr. Fernando Ribas foi ao Porto Canal falar dentro do âmbito do Dia Europeu do Melanoma . Neste espaço televisivo houve oportunidade para esclarecer muitas das dúvidas e fazer muitas recomendações para as pessoas se protegerem do Melanoma.
12 de julho de 2022
Na segunda parte deste programa os telespectadores tiveram a oportunidade de colocar ao Dr. Fernando Ribas as suas questões e dúvidas sobre a sua pele.
15 de junho de 2022
Conferência da Liga Portuguesa contra o Cancro, com as participações do Dr. Fernando Ribas, Dr. Marta Fonseca, Dr. Pedro Andrade e Dra. Cristiana Fonseca.
4 de novembro de 2020
O Dia Mundial da Psoríase assinala-se no dia 29 de outubro. A este propósito, Dr.Fernando Mota , dermatologista no Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, partilha com o Raio-X um artigo sobre esta patologia.
21 de julho de 2020
A aplicação frequente de unhas de gel não é aconselhável por ser prejudicial e poder desencadear inclusivamente cancros de pele.
6 de julho de 2020
Cuidados na época balnear